sábado, 30 de novembro de 2013

CENTRO ADOLESCENTE ATIVO elege sua DIRETORIA para o biênio 2014-2015

O Conselho Deliberativo do Centro Adolescente Ativo de Conselheiro Lafaiete formado pela Instituições:
- Lions Clube Alvorada
- Lions Clube Centro
- Maçonaria Estrela de Queluz
- Maçonaria Fraternidade Lafaietense
- Rotary Club
- Conselho Tutelar
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
- Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete
- Sindcomércio
- Associação Comercial
- CDL-CL
- 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais
- 2a. Subseção da OAB-MG

Foi reeleito o Presidente Jonas Enquadrasse pelo Conselho congratulando pelo trabalho de continuidade do Programa Aprendiz Legal em parceria com a Rede Cidadã que atualmente possui 60 jovens contratados com Carteira Assinada estudando e aprendendo uma profissão, durante o período de um ano e quatro meses.
foi ressaltado o trabalho da Coordenadora do Projeto, Givanilda, a qual competentemente vem construindo a credibilidade do programa.

O CMDCA lamenta que no ano de 2011 o Município de Conselheiro Lafaiete tenha retirado a destinação da venda do estacionamento rotativo ao CAA, o que na época pôs fim a seis programas outros desenvolvido pela CAA que recebia adolescente encaminhados pelo Conselho Tutelar onde recebiam instruções de educadores e, principalmente, tinha assistente social e psicólogo para trabalhar a família desses jovens.
O ato perverso praticado há época levou ao fim grande parte dos atendimentos do CAA e de consequência trouxe o caos do trânsito para a cidade. Que Deus os perdoem!

Conselho fará última reunião anual ordinária no dia 9 de dezembro/13.

Acontecerá no dia 9 de dezembro/13, às 18:30h, a ultima reunião do CMDCA deste ano, e tem como pauta assuntos importantes:

- proposta de Resolução que proíbe venda de salgados e refrigerante em escolas;

- proposta do novo Regimento interno do CMDCA;

- votação do Plano para 2014;

- votação do calendário de 2014/2015;

- votação do projeto de Comunicação do CMDCA;

- votação da proposta de capacitação para CMDCA/CT;


Discussão:

- Do Fórum Regional dos Direitos da Criança e Adolescente realizado dia 29-11 em Congonhas;

- Da Reunião da Comissão da Assembléia Legislativa de MG realizada dia 29-11 na OAB-MG Lafaiete;


Projeto CIRANDAR encanta Lafaiete no Colégio Nazaré

Aconteceu neste dia 30 de novembro de 2013, (19:40h), no colégio nossa senhora de Nazaré a apresentação do Espetáculo de Dança do Projeto Roda Moinho.

O show com duração de duas horas é a concretização do Projeto Cirandá idealizado pela ilustre Efigênia Chaves Janoni foi muitíssimo bem conduzido pela Diretoria da Instituição CEPROI, Presidente pelo Geraldo com apoio incondicional de sua esposa Ione atual Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

As apresentações envolveram o público presente pela criatividade e qualidade do figurino a altura das crianças e adolescentes que se apresentaram demonstrando grande conhecimento de ritmo e musicalidade.

A qualidade das danças apresentadas pelas crianças e adolescentes foi o grande destaque, a desenvoltura, a expressão corporal e conhecimento da música foram destaque.

Oportuno registrar ó número significativo de crianças e adolescentes dançando com expressão e movimentos dignos de bailarinos profissionais.

Não podemos deixar de ressaltar a capacidade, competência e criação da professoa Kênia Najmah que com maestria desenvolveu a arte da dança nestas crianças e adolescentes. Toda a coreografia foi muito bem explorada pelas músicas escolhidas, PARABÉNS!!! ESPETACULAR!!!

 

A aprovação recente pela continuidade do projeto CIRANDÁ com a liberação integral de recursos pelos Conselheiros Municipais de Direito da Criança e Adolescente, demonstra sim, que o CMDCA tem sua política muito bem definida e canalizada na efetividade para projetos que combatem a ociosidade deixada pelo sistema educacional atual.

 

Se nós lafaietenses tivéssemos o comprometimento com nossas crianças e adolescentes cada escola, cada Bairro teria o seu projeto Cirandar, certo que não há melhor prevenção contra os males atuais para toda a sociedade.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social cria Colegiado para governar a Casa dos Conselhos

Em reunião patrocinada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sra. Zilda Helena dos Santos, foi proposto e aceito pelos presidentes de Conselhos de Direito que habitam a Casa dos Conselhos, a criação do Colégio de Presidentes que governará a Casa dos Conselhos junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os presidentes chegaram a ser reunir por duas vezes na gestão passada, porém, o único avanço na ocasião foi a facilidade de acesso a casa.

Nesta reunião, o Colegiado instituído governará a casa dos conselhos com intuito de melhorar a eficiência e identidade do Controle Social.

Pelo CMDCA foi dito e reclamado, contra a permanência do PROCON na Casa, eis que ocupa os espaço necessários para as reuniões, prejudica a identidade da CASA, bem como burocratizam o acesso da população aos Conselhos além de fecharem as portas as 16 horas.

Assembléia Legislativa do Estado de MG convida CMDCA para encontro sobre Drogas

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Conselheiro Lafaiete recebeu neste dia 21 de novembro de 2013, convite da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais para participar do Encontro com diversas autoridades para discutir o tratamento dos dependentes de drogas, que ocorrerá no prédio da OAB-MG, dia 29 de novembro de 2013.
A proposta foi formulada pelo Deputado Estadual Sr. Glaico Franco.

Encontro dos Conselheiros de Direito de Fim de Ano

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social realizará no dia 23 de dezembro de 2013, das 19 até 23:00h, encontro com os Conselheiros Municipais de Direito de Conselheiro Lafaiete.
Pedimos para os Conselheiros Municipais confirmarem a presença na Secretaria do Conselho até a última reunião ordinária, dia 9-12-2013.

Dia 18 de novembro - Dia do Conselheiro Tutelar


Conselheiro Lafaiete, 18 de novembro de 2012.

 

 

 

Ilustríssimas Conselheiras Tutelares do Município de conselheiro Lafaiete;

 

Os Conselheiros Municipais de Direito da Criança e Adolescente de nosso Município vêm manifestar seu agradecimento a vocês Conselheiras Tutelaras que diuturnamente laboram na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em nossa cidade.

Neste dia 18 de novembro, parabenizamos a vocês pelo trabalho e comprometimento no exercício da profissão, desempenhada com dedicação.

A função desempenhada pela Conselheira Tutelar representa e resgata o prestígio pela sociedade, a que reclamam outros agentes públicos, já chegada a hora do reconhecimento de sua autonomia e respaldo salarial digno.

Agradecemos e congratulamos a vocês Conselheiras Tutelares pela luta constante na defesa dos direitos humanos.

Subscrevo a presente mensagem em nome de todos os Conselheiros de Direito titulares e suplentes de nosso CMDCA, bem como das Entidades e de nossos Conselhos Municipais parceiros;

 

Atenciosamente:

 

 

Giovani Antunes Campos

Presidente do CMDCA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CMDCA APROVA RESOLUÇÃO 34/2013, PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Os Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente aprovaram por unanimidade a resolução de Nº 34 de 2013 que determina ao Município a criação de equipamento da Assistência Social de forma multisetorial para tratamento de Criança e Adolescentes com dependência química.