terça-feira, 13 de agosto de 2013

Secretaria de Densevolvimento Social prepara formação para Conselheiros de Direitos

A Secretaria Municipal de Desenvovlimento Social realizará no próximo dia 30 de agosto de 2013, durante todo o dia na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete formação para os Conselheiros de Direitos da cidade. A capacitação é voltada para todos os Conselhos de Direitos que estão em funcionamento no Município. Na parte da manhã teremos duas palestras para todos, e na parte da Tarde, cada área dos Conselhos terão uma formação específica. Todos os interessados podem participar, informações na sede da SMDS, telefone: 3769 2632.

Conselho Realiza Sessão Ordinária na sede do LARMENA

Os Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente realziaram sessão ordinária no dia 12 de agosto de 2013, às 18:45h na sede da Instituição de Acolhimento LARMENA. A sessão realizada fora da sede da Casa dos Conselhos cumpre determinação da plenária do Conselho que decidiu realizar todo mês uma de suas sessões em Instituções de Atendimento à criança e adolescente. Nesta reunião tomarão posse três novos membros da representação governamental. Durante a sessão o Conselho ouviu o Conselho Deliberativo da Instituição que fez uma exposição sobre o andamento da casa e suas principais dificuldades, relatando que a principal ajuda vem das doações voluntárias e das empresas que estão ajudando na manutenção do Acolhimento. O Conselho Municipal expôs sua preocupação com a formação escolar dos acolhidos, registrando que é dever de todos propciar aos meninos uma formação escolar de qualidade, sendo este o maior legado que o Acolhimento pode propciar às crianças e adoelscentes que estão na Instituição. Após os Conselheiros visitaram as dependências do Larmena e conversaram com os acolhidos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conselho Participa da Apresentação do Projeto ECA nas Escolas na SEMEDE

Na manhã desta segunda-feira, 12-8-2013, reuniram-se na semede educadores e diretores de escolas, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Educação, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Judiciário, Comissariado de Menores e o professor Waid da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete e duas alunas da graduação que fizeram a apresentação sucinta do papel dos principais atores da área dos direitos da criança e adolescente.
Inicialmente as alunas da Faculdade de Direito fizeram a exposição do histórico cultural e legal do tratamento dado a crianças e adolescente, relatando com muita propriedade o tratamento desumano dispensado a crianças e adolescente ao longo dos séculos.
Após a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Zilda helena, expôs sobre os primeiros nortes do Estatuto da Criança e Adolescente, seguida pela exposição do representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e da Presidente do Conselho Tutelar, Conselheira Rosária. 
A reunião prossegui com a exposição do Judiciário pelo Dr. Alisson representando o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventudade, Dr. José Aloísio Neves da Silva, e após o representante do Comissariado de menores discorrendo sobre sua atuação no Município.
Destacamos a exposição dada pelo Defensor Publico, Dr.    , que discorreu sobre as atuações da Defensoria Pública na tutela dos direitos da criança e adolescente contendo a eficácia e celeridade que a sociedade exige.
No encerramento, foi apresentado um jogo interativo como ferramenta a mais para os professores e pedagogos de cada escola utilizarem em sala de aula. Todas as escolas deveram a partir de agora receber o material produzido nestes dois anos de trabalho compilados em uma Cartilha para cada Escola desenvolver seu projeto pedagógico e posteriormente apresentar ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente para programar o acompanhamento e premiações em cada projeto, bem como para realização do Dia da Mobilização na qual cada escola irá realizar uma pequena passeata em seu entorno com cartazes, faixas e outras atividades desenvolvidas pelos alunos, defendendo o Estatuto dos Direitos da Criança e adolescente, que coloca a Escola como principal e essencial Instituição da sociedade, valorizando a figura principal do Educador.

O slide apresentado pelo CMDCA está disponível neste blog e pode ser solicitado por email: cmdcafiscal@gmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Reunião Ordinária do CMDCA


A próxima Reunião Ordinária do CMDCA acontecerá dia 12 de agosto, às 18:15h, no Larmena. Convidamos a todos para participar.